terça-feira, 21 de setembro de 2010

TI Verde

TI Verde é um conceito da área de tecnologia que visa uma computação voltada à preservação ambiental, conservação dos recursos naturais e conseqüentemente a melhoria na qualidade de vida das pessoas, ou simplificando, ele é o ecologicamente correto para a área de tecnologia.

Tendo sido nos últimos anos a vilã no consumo de energia, as empresas e os profissionais de tecnologia,
conscientes quanto a questão do aquecimento global, resolveram adotar medidas que para reduzir a degradação do meio ambiente.

Diminuíram o consumo de papel, criando campanhas de conscientização que incentivam redução das impressões ou melhores formas de fazê-la como impressão frente e verso, re-uso de impressões simples como rascunho e outros recursos.

Reduziram o consumo de energia, desligando equipamentos que não estão em uso, quer seja durante o expediente – Você desliga seu monitor quando vai almoçar? – ou  a noite e nos finais de semana, itens como impressoras, monitores, equipamentos periféricos como caixas de som e outros.

Adotaram políticas de compras de equipamentos de baixo consumo de energia ou menor geração de calor para poupar os equipamentos de ar-condicionado e assim por diante.

Dentre outras, estas medidas acabaram fazendo parte de uma ação que tende a deixar a grande vilã Tecnologia mais verde...

A propósito, escolhi o fundo do meu blog em preto pois por incrivel que parece isto consome menos energia.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Computação nas nuvens

Ultimamente muito tem se falado sobre computação nas nuvens  ou seu termo em inglês cloud computing, mas o que vem a ser isto e o que me afeta?

A Internet hoje em dia, assemelha-se a em parte a uma grande nuvem. Em uma nuvem não é possível definir com muita certeza onde começa ou onde termina, quanto que ela tem de largura, qual o seu formato, e exatamente o quanto existe de água lá dentro. Aliás, nem sabemos sua posição exata.

Com a Internet a situação é bem parecida. Não sabemos o que tem lá dentro, onde começa ou onde termina nem quanta informação ou computadores existem dentro dela, sequer é possível saber até onde vai pois as pessoas se conectam se desconectam a cada momento.

Alguém diria agora ficou fácil, sabendo que a Internet é a nuvem computação nas nuvens então é a computação dentro da Internet e é exatamente isto.

A grande idéia por traz da computação nas nuvens é que todos os dados estão dentro da nuvem e o tratamento destes dados é feito por ela. Pense que voce vai ligar um computador e automáticamente ele estará na Internet. A partir daí é só nav egar para onde quiser e não interessa saber muito mais do que isto, e o que isto então irá nos afetar?

O preço dos computadores cairá.

Pensando que tudo estará nas nuvens, não existe a necessidade de processar e nem guardar dados no seu computador, assim sendo as máquinas deixarão de ter a necessidade de grandes recuros e portanto ficarão mais baratas e duradouras.

A redução da pirataria.

Como tudo o que você vai utilizar está nas nuvens o seu programa para escrever textos, a sua planilha para cálculos e até mesmo seu joguinho ficará somente na Internet, e estando somente na Internet não haverá cópia e portanto não haverá pirataria.

Pague pelo que usar ou não.

Já que você não copiará como os autores e programadores receberão seus pagamentos? A partir de agora ficamos com duas opções, para usar algo que estará nas nuvens o usuário deverá pagar pelo tempo de uso ou simplesmente ele será colocado na nuvem gratuitamente e será mantido através de propagandas de outros produtos e serviços.

Esta tecnologia já existe?
Sim, ela já existe e você já utiliza. São diversos sites na Internet que oferecem serviços inteiramente na nuvem e completamente gratuitos,  serviços de e-mails, pesquisa na Internet, jogos, divulgação de currículos, dentre outros.

Acho que com isto muitos agora, descobriram que já estavam usando a tal da computação nas nuvens e nem sabiam, portanto boa computação nas nuvens pra você.